Como usar seu tempo na universidade para alavancar sua carreira?

Sucesso é algo que não vem de graça. É sempre preciso ir atrás de nossos sonhos e absorver ao máximo as experiências que temos na vida. Queremos ajudar você a entender como a universidade pode ser um lugar para começar a olhar para a sua carreira como algo que pode ser guiado e como assumir controle de suas decisões e caminhos.

Comece cedo!

Muitos acreditam que os primeiros anos de faculdade são apenas para estudar e aproveitar a vida com maior independência. Não me entenda mal! Você deve sim aproveitar seus anos na faculdade, mas não é só de bar que se fazem suas experiência universitárias. É lá que você começa seu networking profissional e quanto mais cedo você começar a procurar sua primeira experiência profissional, maior a vantagem você terá sobre seus colegas.

A ideia é que no terceiro ano quando todos começarem a procurar o primeiro estágio, você terá muito mais experiência em entrevistas, processos, entregas e responsabilidades. Você não precisa começar com um estágio. Seja uma monitor de uma matéria que você gosta muito! Se prontifique para ajudar um professor com projetos de pesquisa, coleta de dados. Aos poucos você – sem perder o foco dos estudos – conseguirá adquirir mais habilidades que ajudarão na sua carreira.

Leve a sério os trabalhos em grupo!

A maioria acha que trabalho em grupo é dividir em partes, cada um faz o seu, no final é só colar tudo no mesmo arquivo e pronto. Bom, quem já teve essa belíssima ideia sabe que não funciona. No final as partes não conversam entre si e ficam na cara que um não entende nada da parte do outro. Pode parecer algo “bobo” e trabalhoso, mas os trabalhos em grupo são muito importantes para ajudar você a aprender a trabalhar em equipe.

Como no começo não conhecemos bem as outras pessoas, é comum vermos embates de liderança dentro de projetos, bate boca por conta de ideias diferentes e atitudes que não agradam ao grupo como um todo. Essas experiências são muito importantes! Você vai sentir na pele o que é liderar, seguir uma liderança, delegar, montar apresentações, criar relatórios e etc. Não deixe de aproveitar ao máximo essas oportunidades. O recrutador saberá a diferença entre uma pessoa que está acostumada a trabalhar em grupo e pessoas que não sabem lidar com ideias distintas.

Experimente!

As pessoas hoje em dia tem muita pressa de serem bem sucedidas. Acreditam que vão se formar hoje e virar diretores amanhã. Porém, muitos esquecem de experimentar diferentes coisas até que *BUM*, você entregou seu TCC, está trabalhando em algo que não te faz feliz e você não tem ideia de como sair dessa situação.

Vá com calma, faça mais de um estágio! Procure participar da vida acadêmica (diretórios acadêmicos, monitorias, pesquisa, simulações), tente conhecer mais sobre si mesmo e aprenda ao mesmo tempo que descobre quem você é e o que você procura para sua vida profissional.

Não se compare com os outros!

Como a gente sabe que a vida não é bem assim? Temos uma dica final para você: aproveite. Não fique preso no sentimento de que você precisa se compara com seus colegas para medir sucesso e qualidade de vida. Cada um tem o seu tempo e sua história para construir. Tem gente que vai fazer um estágio antes de você, outros que vão entrar na atlética, ainda tem aqueles que são muito envolvidos com a sala (representantes de sala, monitores), você precisa apenas de tempo para se encontrar e lembrar sempre que quem comanda seu destino profissional é você!

No final das contas o importante é saber que quanto mais aproveitarmos a universidade, mais a frente da nossa competição estaremos. O mundo do trabalho não começa só depois de formado, e a formação educacional contém ensinamentos que preparam você para o dia-a-dia de uma pessoa adulta, que lida com stress de prazos, discussões de ideias e situações de liderança. Basta você saber por onde começar.

Se você já acha que está na hora de conseguir aquele primeiro estágio, entre em vagas e veja as oportunidades que temos! O PageGroup já empregou 40.000 pessoas para vagas de emprego, entre elas, estágios e trainee. Venha fazer parte dessa história e deixe seu currículo conosco!



Voltar