Primeira impressão: como melhorar a sua

A primeira impressão, normalmente, é a que fica. Quando falamos sobre isso sempre vem em mente aquela história do pitch de elevador, mas a grande verdade é que nós decidimos se gostamos ou não de alguém nos primeiros 30 segundos que a vemos, e essa ideia que criamos dos outros acaba sendo muito difícil de mudar. Por isso, separamos algumas dicas para que seu comportamento seja o melhor possível para causar uma boa primeira impressão.

Linguagem corporal

Tudo começa com seu corpo, como você se conduz diante das pessoas que você não conhece. Existem algumas formas de se comportar que transparecem segurança e honestidade. Evite ficar olhando para cima ou para o chão, isso demonstra que você não está confortável na situação ou mesmo com as perguntas que estão lhe fazendo, o melhor jeito de mostrar segurança, é olhar para o olho do entrevistador. Evite ficar mexendo em suas mãos, pois pode parecer nervosismo. Relaxe, antes de entrar na sala tome um gole de água, respire fundo e vá sem medo. Não se esqueça de terminar com um bom aperto de mãos.

Autoconhecimento

O que você pode fazer é uma pesquisa rápida com seus amigos e familiares: quais são meus defeitos? Quais são as minhas qualidades? Sabendo isso acaba sendo mais fácil corrigi-los ou pelo menos minimizá-los e focar em suas forças ao invés de suas fraquezas.

Crie uma conversa agradável

O importante não é você se mostrar a pessoa que tem todas as respostas. Encontre coisas em comum com seus entrevistadores, isso ajuda a criar uma ligação e a conversa vai fluir com maior facilidade. Faça as perguntas que você precisa fazer sem medo, isso demonstra honestidade. Seja uma pessoa mais interessante, e com isso você pode ganhar pontos no departamento de ‘primeiras impressões”.

Agradeça

Não apenas no final da entrevista, quando chegar em casa ou no dia seguinte, mande um e-mail de agradecimento para quem lhe chamou para a entrevista. Com certeza ela vai estar mais disposta a te ajudar seja agora ou no futuro, e é com isso que você termina o ciclo fazendo com que a boa impressão que tiveram de você, continue.



Voltar