Como a nossa jornada pode nos ajudar a descobrir os próximos passos

O que você entende quando falamos sobre trajetória profissional? Quando pensamos em nosso futuro é sempre difícil planejar qual caminho devemos seguir, mas não fique preocupado. Vamos te dar dicas para te ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional que dará o auxílio necessário para alcançar seus objetivos. Siga esses passos e com certeza você vai descobrir o que precisa para dar o próximo passo.

1.      Olhe para trás

Quem nunca ouviu o famoso: “não olhe para trás”? Bom, aqui esse ditado não tem vez. A principal dica que temos para você é: faça um levantamento de todos os principais acontecimentos na sua vida pessoal e profissional. Os vestibulares que você passou ou não, os trabalhos em grupo que deram certo e os que não deram, e assim por diante. Você precisa olhar, não apenas para acontecimentos positivos, é sempre importante lembrar das derrotas que tivemos.

2.      Entenda sua história

Agora que você sabe quais foram os caminhos que te levaram até aqui, tende ver os motivos das suas conquistas: O que deu certo? O que deu errado? Por quê? Esse exercício de autoconhecimento vai te ajudar não só a enxergar suas vitórias, mas sim, como você chegou até elas. Será que você podia ter estudado mais para aquela matéria? Você poderia ter dado mais atenção ao seu colega na hora daquela discussão? Conhecer a nós mesmos é essencial nesta etapa.

3.      Onde você quer chegar?

Agora que você já sabe como chegou até aqui é hora de descobrir onde você quer chegar, por exemplo: qual a área que eu quero trabalhar? Ou qual é a empresa que eu mais me identifico? Faça uma pesquisa ampla sobre o que esperam de um candidato nessa área, converse com colegas, amigos e familiares, descubra o que te motiva e procure saber mais sobre as empresas que te atraem.

4.      Você se encaixa nesse caminho?

Muitas vezes temos a ideia que seriamos mais felizes em outro cargo ou em outra empresa, mas quando conhecemos de fato aquilo que idealizamos, pode ser que mudemos de ideia. A área condiz com o tipo de pessoa que você é? Nós podemos te ajudar a lapidar suas habilidades e a tirar o melhor de você, mas não podemos mudar a sua essência, cada pessoa é diferente e suas habilidades serão ideias para certas empresas e para outras não. Esse é o momento de entender se deu match e se o que você procura é realmente o ideal para você. As vezes é melhor adequar seu caminho para algo que realmente vá lhe trazer realizações pessoais e profissionais. Agora é o seu momento de introspecção.

Esses são as principais etapas que te levam ao autoconhecimento necessário para que tenha êxito em iniciar o caminho certo. Muitas vezes nos deixamos levar pelo que está em alta e na moda, e esquecemos que a nossa trajetória é nossa e de mais ninguém. Já seguiu nossas dicas? Se sim, dê agora o primeiro passo e procure a vaga certa em nosso banco de dados clicando aqui. 



Voltar