O que devemos saber sobre a empresa antes da entrevista?

Sempre falamos o quanto devemos nos preparar para uma entrevista, não é mesmo? O preparo é quase tão importante quando a entrevista em si, e para o começo da sua carreira, são poucas as coisas que podemos fazer para nos destacar. Afinal, temos pouca experiência e não é o currículo que vai fazer a diferença quando o recrutador for escolher entre duas pessoas.

Pensando nisso, criamos esse post para falar de algo essencial que pode te destacar bastante em uma entrevista: informação sobre a empresa. Mas como assim? Eu tenho que saber sobre a empresa que vou trabalhar antes de entrar? Sim, isso é um grande diferencial.

Vamos imaginar que estou entrevistando várias pessoas. Encontrei duas que possuem qualidades que combinam perfeitamente com a vaga, que demonstraram habilidades fortes para a área e possuem muita vontade de fazer acontecer. Como decidir? Simples! Se uma delas demonstrou que estudou a empresa, isso mostra que ela realmente está interessada. Não estamos aqui dizendo que isso é o MAIS importante, mas isso vai, com certeza, destacar sua candidatura na reta final.

O que exatamente precisamos saber? Veja abaixo a lista do que é realmente importante saber na hora da entrevista:

1.      1- O que a empresa faz?

Parece algo bobo, mas já entrevistei muita gente que no fim das contas não sabia nem qual era o produto da companhia. Isso é muito desanimador. Saber o que a organização faz é essencial, como você pode ser contratado se não sabe nem onde está se metendo? Então, por mais óbvio que pareça essa é a dica número um.

2.      2- As últimas notícias sobre a empresa

Isso é uma informação importante, pois te ajuda a entender qual é o atual momento da companhia. Ela comprou um concorrente? Lançou um novo produto? Está abrindo novas unidade? Quando você souber o que está acontecendo, saberá onde você se encaixa e qual o papel da corporação no mercado.

3.         3- Quais são seus competidores?

Não estou pedindo aqui que você faça uma análise swot da empresa, mas é interessante que você saiba quais são seus competidores, pelo menos os mais diretos. Isso pode evitar que você dê alguma gafe, além de te ajudar a entender quais são os desafios que você pode enfrentar.

4.         4- Missões, Visões e Valores

Saber os três pilares é essencial. Essas três palavrinhas descrevem o que a empresa é e o que ela realmente prioriza. Desta forma, não só é importante saber as missões, as visões e os valores, mas como você se identifica com eles e por que.

É claro que quanto mais você souber, mais confiança você vai passar. Porém essas são algumas informações chaves para demonstrar o mínimo de interesse pela empresa. Saber essas informações mostra que você realmente se interessou e se preparou para a entrevista. Lembre-se que cada conversa é valiosa, pois é sua chance de mostrar pessoalmente suas habilidades e suas vontades. Não deixe de se preparar, e fique de olho no blog para mais dicas como essa. Boa sorte!



Voltar