Quais perguntas devemos fazer em uma entrevista?

As pessoas sempre se preocupam em se preparar para as entrevistas de emprego. Uma pessoa bem preparada sabe quais a principais responsabilidades da área, conhece bem a empresa e fez uma análise de suas habilidades e características pessoais. Mas, já parou para pensar quais perguntas você deve fazer?

Em dado momento da entrevista, o recrutador abre espaço para que o candidato tire algumas dúvidas, e esse é um momento crucial. Sim, a empresa quem vai te contratar, mas é igualmente importante que você esclareça suas possíveis dúvidas. Isso não só mostra empenho, como interesse genuíno na vaga, e mostra dedicação ao processo e a empresa.

É nessa hora que precisamos prestar atenção em quais perguntas vamos fazer, pois perguntar algo supérfluo pode te tirar do processo. Por exemplo, esse não é o momento para perguntar como funcionam as férias: você ainda não foi aprovado e já quer saber quando poderá sair? Aproveite esse momento para fazer perguntas que sejam essenciais para saber o que esperar do novo cargo. Caso você seja aprovado, você passará boa parte dos seus dias nessa empresa e você precisa entender qual será o cenário.

Informações importantes:

-          - Rotatividade da vaga

A vaga é nova ou você está substituindo alguém? No caso que seja a segunda opção essa pessoa está sendo desligada ou ela saiu por opção própria? Há quanto tempo esse time trabalha junto? Esse tipo de informação é importante, pois você precisa entender o motivo pelo qual eles procuram alguém, além de perceber qual será a conjuntura quando você começar a trabalhar. Caso seja uma vaga com alta rotatividade é interessante analisar se isso é culpa de uma carga mais alta de trabalho ou de falta de liderança, por exemplo.

-          -  Ambiente de trabalho

Pergunte ao recrutador como ele descreveria a área e equipe com quem você trabalharia caso fosse aceito. Nessa hora você notará se esse tipo de dinâmica se encaixa com seu perfil. Às vezes a equipe é muito formal e você gosta de um ambiente mais amigável ou vice versa.

-            Horários

Nunca subestime a importância de entender os horários. Não é por preguiça, e sim para entender se esse emprego se encaixa na sua rotina. Caso você estude e o trabalho exigirá muitas horas extras por conta de projetos, talvez seja melhor você reconsiderar essa posição.

-          - Expectativas e objetivos

Descubra quais os principais objetivos da área em questão. Quais os novos projetos que estão começando e onde você se encaixaria em tudo isso. Quais são as expectativas que eles possuem perante a sua vaga? Desse jeito você conseguirá averiguar quais habilidades precisa para trabalhar com eles.

Essas são as principais questões que podem e devem ser abordadas em uma entrevista. Com elas você entenderá se você se encaixa no perfil em que a empresa procura e se a própria empresa é o que você procura. Muitos detalhes serão acertados no momento da contratação, mas é importante utilizar esse momento da entrevista para esclarecer algumas dúvidas e levantar informações relevantes para sua decisão de permanecer no processo.



Voltar