Como saber qual o melhor estágio para você?

Chegou a época que todos seus colegas estão atrás de estágio. Começou aquela busca frenética para ver quem consegue a tão sonhada vaga, de preferência que pague acima do mercado! Mas você já parou para pensar o que é importante considerar na hora de escolher um estágio?

Em primeiro lugar é preciso lembrar, pois é fácil esquecer, que você também é um ator com poder de escolha nesse processo. “Mas como assim? Eu posso escolher onde vou trabalhar?”, bom de certa forma sim, esse pensamento está correto e vou explicar melhor a seguir.

Quando estamos em um processo seletivo parece que tudo que fazemos é para nos adequar àquela empresa. Moldamos o currículo, fazemos um carta de apresentação detalhada e dedicada a vaga, pensamos na dinâmica, lemos muito sobre a empresa e no fim, parece que são apenas as empresas que tem a palavra final de escolha. Porém, esse pensamento é errado e pode ser prejudicial tanto a você quanto aos contratantes.

Você precisa ter certeza que é isso que procura. Por isso alguns processos são longos e demandam muito investimento de nossa parte. Mas é assim que buscamos as pessoas ideais e ao mesmo tempo damos o máximo de ferramentas possíveis para que os candidatos escolham o lugar certo. Afinal, a ideia é que o estágio dure no mínimo um ano e para ele ser proveitoso para você, ele precisa ser o estágio certo.

Basicamente, começamos nosso processo de escolha quando nos aplicamos para uma vaga. Principalmente na época de estágio é importante lembrar que queremos tirar o maior proveito possível da vaga em questão, então é importante seguirmos algumas dicas a seguir:

1.      Não aceite qualquer coisa

As vezes queremos tanto nosso primeiro estágio e a pressão é tão grande dentro e fora de casa que acabamos aceitando qualquer vaga que nos oferecem. Não faça isso! Escolha apenas vagas que estão na sua área de interesse e tente descobrir ao máximo como será seu dia-a-dia: servir café é coisa do século passado. Você está lá para aprender.

2.      Faça uma lista das suas prioridades

Antes de começar a procurar um estágio faça uma lista colocando em ordem as coisas mais importantes para você nesse momento. Por exemplo: aprender a trabalhar com Excel, ter acesso ao time de gestão, acompanhar reuniões, aprender a fazer atendimento ao público, trabalhar com apresentações, ter sessões com mentor e assim por diante. Além de claro elencar em outra lista áreas de seu interesse, essas áreas podem se aplicar a empresa em si ou no departamento que você deseja, por exemplo: Você gosta muito de direito mas quer trabalhar no varejo, ou você gosta muito da área de Relações Governamentais e quer trabalhar em uma empresa da área de bens de consumo. Pense o que é mais importante, a área da empresa ou a sua área de atuação.

3.      Converse com seus colegas sobre as empresas que atuam

Ninguém melhor do que seus amigos e colegas para falarem como realmente é trabalhar na empresa que você procura. Durante o bate-papo entenda quais empresas se encaixam no seu perfil e quais no fim não se qualificam para você. Se você procura algo mais sério e conservador, talvez trabalhar em uma starup não seja o melhor caminho, e vice-versa. Aproveite para entender qual o papel do estagiário e se você vai aprender o que procura por lá.

4.      Preste atenção a descrição da vaga

Temos a mania de ler o título e já aplicar para a vaga em questão. Lembre-se que a descrição vai te dar já uma real ideia do que esperar desse estágio. Muitas vezes ele já fala sobre a bolsa auxílio, benefícios que você pode esperar ter (vale alimentação, vale transporte, convênio etc), além de ter uma breve descrição de como será seu dia-a-dia. Use essa descrição para filtrar suas opções.

Seguindo essas dicas fica mais fácil escolher, não é mesmo? Pode parecer difícil, mas a melhor coisa que você pode fazer nesse momento é se preparar para as entrevistas e dar o melhor de si. Aqui no nosso site temos boas dicas sobre carreira, fique se olho e se prepare para mais um desafio! Aproveite para dar uma olhada nas nossas vagas aqui e comece já a traçar seu próprio caminho!

 



Voltar