Gestão do tempo: O que é e como usá-lo a favor da sua carreira.

Quando estamos na faculdade, as obrigações – apesar de existirem – são menores. Elas não interferem tanto no seu dia-a-dia e a necessidade de gerenciamento do tempo só começa mesmo a se tornar algo indispensável no final do curso quando temos o estágio, o TCC, as aulas, as provas, os amigos... e por aí vai. As vezes tudo parece ser demais, e não vemos tempo para dar atenção a tudo que importa de verdade. Como podemos melhorar isso? Para ajudar você a melhorar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal existe algo que chamamos carinhosamente de Gestão do Tempo.

Gerenciar o seu tempo tem haver com diversas atitudes diferentes que devemos começar a ter no nosso dia-a-dia. Mas calma, ninguém aqui está dizendo que você deve se tornar um perfeccionista da noite para o dia. São as pequenas coisas que você pode fazer para melhorar seus dias e aliviar o stress de estar sempre atrasado, irritado e sem conseguir terminar o que precisa.

Use a tecnologia a seu favor

Não estamos falando que você precisa se tornar um freak-tecnológico. Pelo contrário, estamos dizendo que você precisa começar a entender que a tecnologia está aí para te ajudar, e não te consumir. Existem muitos gadgets de organização que podem ajudar muito no seu dia-a-dia, lembram você de dealines, dormir mais cedo, entrevistas, reuniões e etc. Comece a se organizar para não esquecer mais aquela entrega de trabalho que é para amanhã e sem querer ficou para traz.

Durma mais cedo e melhor

Parece cliché, e muita gente vai dizer que é uma pessoa noturna. Claro, cada pessoa é diferente, mas dormir mais cedo significa acordar mais cedo e diversos grandes líderes de grandes empresas e especialistas mostram que os dias se tornam mais produtivos quando conseguimos acordar mais cedo e aproveitar todas as horas que ele tem.

Desligar o cérebro antes de dormir é essencial para ter uma noite de sono saudável e não acordar já estressado. Claro, as vezes temos o Happy Hour com os amigos, ou aquele filme que vai passar e você quer muito assistir. Não tem problema. O que queremos dizer aqui é que quando se cria um hábito fica muito mais fácil mantê-lo, mesmo com uma escapadinha aqui ou lá.

Aproveite o domingo para se organizar

A semana vai ser longa? Já tente deixar, pelo menos a segunda-feira mais leve. Claro, você precisa descansar no domingo, mas é interessante que tire do caminho as coisas bobas que podem atordoar você no começo da semana: faça suas compras no supermercado, escolha sua roupa, arrume sua mala e já dê uma olhada na agenda e veja se algo precisa ser reagendado. Assim você começará a semana já muito mais preparado e tranquilo.

Além disso, tome um tempinho para pensar no que foi realizado na semana anterior, não precisa ser nada muito pesado, mas faça o exercício de pensar no que poderia ter sido feito diferente e o que você vai levar para essa próxima semana, assim você evita surpresas e irritações como atrasos, esquecimentos e afins.

Não deixe muita coisa para depois do expediente

Claro que muitas vezes temos faculdade, compromissos que não podemos adiar, mas se possível tente ter o mínimo de obrigações extras depois de um dia de trabalho. O sono não é retroativo e um dia muito exaustivo pode deixar resquícios para o resto da semana. Tente não demorar muito na faculdade e aproveite seu tempo em casa para descansar para o próximo dia.

Relaxe

Hoje lemos muito sobre como ser mais produtivo, como alcançar o sucesso em menos tempo ou como adiantar cada vez mais as coisas. Obviamente tudo isso é válido, se aplicado da maneira correta. Relaxar e descansar a mente é essencial. Seja lendo um livro, vendo um filme ou jogando conversa fora com as pessoas que gostamos, precisamos de um tempo para nós, por isso desligue um pouco seu celular, e se concentre apenas em você. Pense nos seus planos, sonhe e acima de tudo descanse.



Voltar