8 Maneiras de aumentar sua confiança no ambiente de trabalho!

Muitos não sabem, mas confiança é a chave de muito negocio! Principalmente no começo de nossa carreira, temos muito medo de errar. Ficamos apreensivos de dizer alguma bobagem na reunião de equipe ou mesmo com receio de entregar alguma tarefa errada. Não se preocupe, você não está sozinho nesse barco! Nós sabemos que a barreira de confiança é difícil de quebrar a por isso estamos aqui com 8 dicas infalíveis para você aumentar seu nível de autoestima no ambiente profissional e alcançar maiores resultados!

1.    Se arrisque!

Por mais cliché que essa dica pareça, muitas pessoas não entendem que o primeiro passo para perder o medo de errar é arriscar. Se oferecem uma tarefa a você que nunca fez antes, aceite! Dê sua opinião a seus colegas e gestores, não tenha medo de ouvir um não. Claro, não estamos aqui sugerindo que você entre na sala do seu CEO e comece a reclamar, mas caso você não concorde com algo em uma reunião coloque sua posição e esteja preparado para ouvir as respostas. Se precisam de voluntários para um novo projeto, se prontifique! Mostre para as pessoas que você está ali para aprender e não tem medo de errar. Frustrações são comuns em nossa vida e é importante lembrar que elas estão aqui para nos ensinar, então aprenda com elas e continue em frente.

2.      Cerque-se de positividade

Não deixe que aquele seu colega mal-humorado acabe com seu dia. Todos temos nossos dias ruins, mas é importante mantermos os pensamentos positivos. Um ambiente negativo é contagiante, assim como um positivo. Anote algumas frases em sua agenda de músicas e poemas que te inspirem (pode até mesmo ser uma citação de algum ídolo, por exemplo), sempre que seu dia estiver pesado, leia a frase e repita com você mesmo: “vai dar tudo certo”. Pessoas muito negativas podem acabar com sua energia ou mesmo te colocar para baixo, não deixe isso te abalar, vá conversar com aquele seu amigo ou colega que sabe te colocar para cima e lembre-se que a vida é uma só e precisa ser aproveitada.

3.    Pare de se comparar com os outros

Todos nós temos lados positivos e lados negativos. Temos qualidades e defeitos e é preciso se conhecer acima de tudo. Talvez você não tenha feito um curso no japão sobre economia como seu colega, seu espanhol pode não ser tão bom quanto o da sua amiga e seu gestor pode ser muito bom em planilhas. Ótimo! Que bom para eles! Aproveite essas características para se inspirar e pensar em qual seu próximo desafio. Seria fazer um curso de inglês? Talvez terminar aquele cursinho online de excel... Não importa, o que você precisa fazer é se focar em sua trajetória. Suas vitórias e suas lutas. Se comparar com outras pessoas não vai te levar a lugar nenhum. Para que sua confiança em você mesmo aumente é preciso que acredite em seu potencial e vá atrás de seus sonhos. Se você precisar fazer um curso de contabilidade no meio do caminho, faça! Mas faça por você e seus objetivos e não por se comparar aos outros.

4.    Procure o seu melhor sempre (até nas roupas)

Caso você trabalhe em uma startup, ninguém aqui vai pedir que você use um terno e uma gravata ou mesmo que você comece a usar salto alto no seu dia-a-dia. O que queremos dizer é: Sempre demonstre o seu melhor. Se você hoje é estagiário e quer ser um dia gerente, mesmo que a vestimenta em seu trabalho seja mais informal, é importante prestar atenção em como melhor atender seus clientes. Veja como sua gestora se veste, ou seu gestor. Camisa e calça jeans? Um saltinho baixo e vestido no verão? Qual a roupa de seus clientes? Eles são mais informais? Tente se relacionar com seu ambiente e passar a mensagem de que você entende onde está.

5.    Invista em inteligência emocional

Hoje, cada vez mais é importante  nos focarmos em nosso ambiente, nossas atitudes e entendermos o funcionamento social do ambiente de trabalho. Daniel Goleman definiu a inteligência emocional como sendo chave para al iderança e para aumentar sua confiança. Entender a si mesmo emocionalmente é muito importante para conseguir se relacionar com a equipe e ser empático com sentimentos alheios. Quando você se conhecer melhor, conseguirá entender melhor seus colegas e gestores e isso vai aumentar muito sua confiança, o que nos leva a última dica:

6.    Crie laços emocionais

Ninguém é feliz sozinho e ninguém consegue vencer sem ajuda de seus colegas. Quando você consegue ter empatia você consegue criar vínculos que vão além da sua mesa de trabalho. Ter essas pessoas ao seu redor aumenta a sua confiança de que, mesmo quando errar, essas pessoas estarão ao seu lado.

Lembre-se: ninguém é 100% o tempo inteiro. É normal que você tenha momentos de dúvida quanto a suas decisões e realizações no trabalho. Ninguém está certo o tempo inteiro e mais ainda: ninguém é confiante o tempo inteiro. Até mesmo seu CEO as vezes deve se pegar pensando se ele tomou a atitude correta. Caso você tenha um momento de nervosismo, lembre-se: Todos nós passamos por isso, e quando você tem pessoas ao seu redor para compartilhar ideias fica mais fácil se arriscar!



Voltar