Dinâmicas: como se preparar e o que esperar quando chegar lá?

Hoje em dia, as dinâmicas em grupo são muito utilizadas para ajudar a filtrar os candidatos ideais para as vagas abertas. Principalmente em processos mais longos como vagas de estágio e trainee em grandes empresas. Uma dúvida recorrente que temos é o que esperar desse dia e como podemos nos preparar para termos maiores chances de sucesso?

Bom, para começar, é importante prestar atenção no que é pedido pela empresa, ou seja: precisa de apresentação? Como devo me vestir? Qual o local e horário? Levando essas informações em conta, fica mais fácil de se planejar.

Primeiro de tudo, chegue cedo – claro, imprevistos acontecem e todos sabemos disso, mas é importante estar preparado e se programar para chegar no horário marcado. Olhe no mapa as direções, veja pelo Waze/Moovit/Google Maps qual a melhor rota até lá: carro ou transporte público?. Além disso é importante pensar no que vestir, deixar a roupa separada e imaginar se é esse o tipo de vestimenta que as pessoas utilizariam no dia-a-dia. Por exemplo, uma dinâmica de um Banco é muito diferente de uma Start-up: são ambiente e posturas distintas.

Preparação

O mais importante é se preparar para o tipo de atividade que você vai passar na dinâmica. A sua jornada de autoconhecimento vai começar aqui: escreva em um papel quais são as principais realizações que você gostaria de destacar. Lembre-se de que você precisa personalizar seu caminho, fale apenas daquilo que trouxe uma experiência e um aprendizado relevante para o cargo que você quer ocupar na empresa. Sua apresentação não deve ter mais de 2 minutos e precisa trazer aspectos importantes de sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Tente demonstrar quais projetos você conseguiu terminar com êxito, problemas que pode ter enfrentado, mas que conseguiu contornar para chegar onde está.

Separe algumas horas do seu dia e separe a folha de papel em três colunas: 1) profissional, 2) acadêmico e 3) pessoal. Depois coloque em cada coluna as principais realizações em cada área e dessas selecione as que mais podem ser interessantes para a empresa. Caso você precise montar uma apresentação faça algo personalizado para a dinâmica, preferencialmente nas cores da empresa. Não tenha uma apresentação padrão e não gaste tempo fazendo algo com muito enfeite: seja objetivo, ninguém quer ficar lendo textos enormes e por isso é ideal que você coloque palavras chave e treine um pouco para ter tranquilidade ao apresentar. Além disso, leia muito sobre a vaga e empresa, veja o que te atrai e o que não atrai, anote suas dúvidas para perguntar quando tiver chance.

Ao chegar lá

No dia da dinâmica, tente não ficar muito nervoso. Um pouco de nervosismo é normal, mas lembre-se que todos estão na mesma situação que você e que os entrevistadores estão ali para te ouvir e não para te prejudicar. É legal que você interaja com outros candidatos, isso ajuda a aliviar a tensão e deixar o ambiente mais amigável. Durante sua apresentação seja direto e objetivo, tente não enrolar muito e termine no tempo estipulado pela equipe de recrutamento.

Mais para a frente é bem provável que haja uma atividade em grupo e nessa hora é importante que você seja você mesmo. Aproveite essas situações para aprender com outros candidatos, se faça ouvir e também ouça ao que eles tem a dizer. Ficar tentando se mostrar demais pode dar uma ar de arrogância e não vai ressaltar sua participação positivamente. O melhor é trabalhar de verdade, com empenho e não se preocupe: os recrutadores são treinados para entender cada comportamento e estão sempre de olho. O melhor é fingir que eles não estão na sala.

A melhor parte de uma dinâmica é conhecer outros perfis, aprender a lidar com pessoas diferentes, acima de tudo, conhecer mais sobre a empresa, e aproveite para tirar suas dúvidas. Provavelmente, os gestores farão alguma apresentação sobre a companhia e essa é a hora de avaliar se são esses os líderes e organização que você gostaria de trabalhar. Esse dia não é apenas um dia de decisão para empresa, é o seu também.



Voltar