6 maneiras de ser mais eficiente no seu dia-a-dia profissional

Sempre ouvimos falar dessa tal “produtividade” e “eficiência”, mas o que querem dizer com isso? Mais importante: como podemos ser mais produtivos? Sabemos que isso é algo muito valioso para sua vida profissional e, por isso separamos algumas dicas para ajudar você a ser mais eficiente no seu trabalho.

1.    Cuide do seu espaço

O que queremos dizer é: mantenha seu ambiente de trabalho organizado e limpo. Uma mesa onde podemos encontrar as coisas é mil vezes mais eficiente, pois você conseguirá separar as suas coisas baseado em prioridade, demanda, necessidade ou qualquer outro tipo de organização que preferir. O importante é encontrar aquele cartão na hora que você precisa, ou mesmo lembrar onde anotou o telefone daquele fornecedor.

2.    Faça listas de afazeres

As famosas “To do Lists” ou como também são chamadas Listas de Afazeres são uma ótima maneira de organizar seu dia. A primeira coisa que você deve fazer – Depois de pegar o cafezinho matinal – é listar suas demandas do dia, e logo depois organizá-las em uma ordem de prioridades. Você pode adicionar outras ao longo do dia, mas lembre-se de sempre atualizar a lista com as coisas feitas e pendentes. Assim você conseguirá manter o foco e terminar os afazeres mais importantes, sem deixar as prioridades para trás.

3.    Tente não tirar muitos “breaks”

Não estamos dizendo que você não deve tirar alguns minutos para você, é sempre importante desligar um pouco e recarregar as energias! Porém tome cuidado para não se distrair demais. Ser eficiente não é trabalhar demais, é conseguir entregar mais no tempo planejado. Lembre-se que quanto antes você terminar suas prioridades, melhor para você, pois é possível adiantar outras demandas e terminar o seu dia dentro do horário previsto. O foco é essencial.

4.    Tenha snacks sempre disponíveis

Ficar com fome não é interessante quando queremos ter maior produtividade. Diversos estudos mostram os malefícios de ficarmos muito tempo sem comer, e isso pode acabar afetando seu foco e acabando com sua energia. Tenha comidas saudáveis disponíveis como frutas, barras de cereais ou mesmo castanhas, além de bastante água. Desse jeito você tem um pequeno intervalo para você, consegue recarregar sua energia e ter foco para terminar sua tarefas!

5.    Comunicação é a chave para o sucesso

É interessante termos reuniões pelo menos uma vez com semana com o time. Dessa forma podemos atualizar nossos colegas sobre nossas demandas e entender em que pé estão os projetos da área. A colaboração entre os membros do time é essencial para uma maior eficiência. Desta forma você saberá quem está fazendo o que e como um pode ajudar ao outro. Leve muito a sério esses encontros. Além disso, é importante a comunicação diária, ou seja, é imprescindível que você atualize sua equipe sobre o que você está fazendo, e da mesma forma pergunte a eles quais tarefas estão executando, assim caso alguém falte ou saia de férias é possível dar continuidade ao trabalho da área e fazer os processos fluírem.

6.    Tenha uma boa noite de sono

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que tenhamos uma noite de sono saudável. Dormir muito tarde e acordar muito cedo não faz bem para ninguém. Uma mente eficiente é uma mente descansada e saudável. Tente desligar no fim do dia assistindo uma série ou mesmo lendo um livro que você gosta. Somos mais produtivos quando estamos 100%, desse jeito estamos prontos para um novo dia de desafios!



Voltar