Como desenvolver suas habilidades fora da sala de aula?

Você já pensou que é possível melhorar – e muito – suas habilidades sem precisar investir em uma segunda faculdade ou mesmo em uma pós-graduação? Isso mesmo, você consegue fazer isso sem sair de casa e tudo que você precisa é um pouco de hábito e força de vontade.

Foi pensando nisso que fizemos uma lista e os tipos de plataformas que podem ajudar você se desenvolver sem precisar investir aquela grana:

1.      Leia muito

Existem inúmeros blogs, mas o importante aqui é você focar no seu feed, naqueles que vão agregar algo para você. Blogs, como esse que você está lendo, sempre trazem informações importantíssimas para sua carreira, desde comportamento até coisas mais práticas como dicas em entrevista e carreira. Além disso, você também deve focar em blogs específicos para sua área, seja ela de tecnologia, saúde, vendas e assim por diante.

Não devemos esquecer dos livros, eles podem ser no formato original ou um e-book (para os mais tecnológicos), mas eles são essenciais pois trazem uma abordagem mais complexa das questões que você quer estudar.

Por último, a dica que podemos dar é: faça resumos desses livros, pequenas notas do que é mais importante para que você possa olhar de vez enquando e não esquecer o que aprendeu.

2.      Procure recursos online

Existem muitas plataformas online, tanto de universidades quanto de instituições como a Eduka, TED ou mesmo o Duolinguo que trazem milhares de cursos rápidos e práticos, vídeos inspiracionais e artigos para você entender um pouco mais sobre os processos das áreas que te interessam. Esse é um recurso interessante para adquirir mais informações e quando você pretende mudar de área, mas antes de investir, você quer entender um pouco mais sobre o que realmente é trabalhar com aquilo.

3.      Aprenda com os outros

Pode parecer cliché mas muitas pessoas não sabem o quão valioso é aprender com outras pessoas. Pode ser um parente ou mesmo um amigo que tem algo a ensinar. As habilidades podem ir desde meditação até cozinhar, qualquer aprendizado é válido e para tudo que você for fazer na vida você precisará adquirir foco para praticar. Não ache que apenas cursos vão ajudar você a melhorar suas habilidades, pense em quanto de atenção e detalhe não é necessário para se aprender a meditar?

4.      Ensine

Até parece besteira, mas ensinar é uma ótima forma de aprender. Pode ser explicando para seus pais o que você faz, ou mesmo ajudando seu irmão/primo/amigo na lição de casa. Quando passamos o conhecimento podemos entender o quanto sabemos e o quanto realmente conseguimos transmitir a diante. Quando encontramos diferentes maneiras de explicar a mesma coisa podemos ver que existem diferentes maneiras de pensar sobre o assunto e isso nos traz mais clareza na próxima vez em que vermos um erro, e percebemos o porquê o mesmo aconteceu.



Voltar